Infância e Juventude - Creche
CRECHE – Resposta Social
Resposta Social, desenvolvida em equipamento, de natureza sócio-educativa, para acolher crianças dos 4 meses aos 3 anos de idade durante o período diário correspondente ao impedimento dos Pais ou da pessoa que tenha a sua guarda de facto, vocacionado para o apoio à criança e à família.
A Creche tem um papel considerável a desempenhar na organização da educação da criança.
As técnicas educativas e as condições ambientais influenciam o desenvolvimento da criança.
A observação do comportamento permite pôr em relevo as condições que asseguram o desenvolvimento harmonioso da sua personalidade e leva-nos a insistir na formação dos primeiros hábitos.
É importante definir com os pais e com o pessoal especializado os objetivos e os princípios de educação das crianças.
As primeiras tarefas educativas que nos apresentam dizem respeito ao estabelecimento de uma rotina diária adequada às necessidades de cada criança.
A tarefa pedagógica, propriamente dita, começa a partir do momento em que nos preocupamos em compreender as reações individuais de cada criança, que podem ser perturbadas de forma durável por procedimentos inadequados.
É indispensável educar a criança numa atmosfera calma e regular, pois a criança é sensível às influências ambientais, percebe muito bem o tom e a disposição dos que a rodeiam e reage em conformidade.
À criança devem ser asseguradas em primeiro lugar as melhores condições de higiene e saúde.
OBJECTIVOS:
a) Proporcionar o atendimento individualizado da criança num clima de segurança afetiva e física que contribua para o seu desenvolvimento global;
b) Colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo de cada criança;
c) Colaborar no despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência;
d) Proporcionar um ambiente de trabalho baseado na partilha de ideias, experiências, responsabilidades e sentimentos;
e) Fomentar a capacidade de autonomia da criança , potencializando um desenvolvimento global harmonioso da criança;